segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Contamos com a Presença de Todos

Equipe 5

Tema 1: Portadores de Necessidades Especiais e das Diversidades, os Desafios no Contexto Organizacional.


Data da Nossa 1° Apresentação: 25-03-1014


Tema 2: Franquias, Empreendedorismo como Oportunidade para o Aprendizado.


Data da Nossa 2° Apresentação: 20-05-2014


Equipe:

Charmenny

Dayene 
Daniela
Glaucia
Glecia
Izabelina
Leandra
Ricardo 
Wadja


41 comentários:

  1. O trabalho que foi apresentado mostra a importância da integração dos PNE nas organizações. Abordou que não devemos ter nenhum tipo de preconceito e que as funções que estas pessoas iram desempenhar deveram ser analisadas com bastante cuidado pelas suas limitações, são dadas a elas atividades que possam desempenhar.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho citou a importância das empresas darem oportunidades e desenvolverem as Pessoas com Necessidades especiais em seu quadro de funcionários. Deixou claro que a capacidade intelectual é mais importante que algumas limitações físicas que podem ser adaptadas com algumas medidas, bom senso e falta de preconceito.
    Abordou também leis que hoje estabelecem a inclusão dos PNE no mercado de trabalho e alguns benefícios que lhe são assegurados.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho nos alertou sobre muitas questões relativas a diversidades e diferenças individuais na educação inclusiva e dificuldades existentes na inclusão de portadores de necessidades especiais (PNE) no mercado de trabalho brasileiro, indagando os principais elementos que dificultam a inserção, apesar da existência de amparo legislativo. Levantou a questão de que nem todas as empresas estão preparadas para a inclusão dos PNE, pois se tem dificuldades a vencer como: na adequação do ambiente físico e social; na falta de conhecimento sobre deficiência por parte de gestores e pessoas em geral; programas de treinamento profissional ausentes no contexto social ou realizados de forma não muito eficaz e eficiente; gestores não engajados na causa; dificuldades encontradas pelos PNE em relação a si mesmos e em relação ao meio social e ausência de aplicabilidade funcional e real das leis de amparo do PNE por parte dos gestores, o que serve como alerta para todos nós futuros gestores já começarmos a entender sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. A equipe nos mostrou, que a diversidade, entra as pessoas deve ser respeitada e que as pessoas não são diferente é o nosso preconceito que nos faz diferente

    ResponderExcluir
  5. PUDEMOS OBSERVAR NO DESENVOLVER DO SEMINÁRIO QUE OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS TAMBÉM TEM AS MESMAS CAPACIDADES DE DESENVOLVER AS ATIVIDADES POIS EXISTE UMA PALAVRA CHAMADA SUPERAÇÃO. A FORÇA QUE ALGUMAS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO PARA REALIZAR ESTA INCLUSÃO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA POR ELAS, POR CAUSA DA RIGIDEZ DESTA LEI, PARA COLOCAR EM PRÁTICA TAMBÉM FORAM COMENTADAS. OBSERVEI TAMBÉM QUE O PRECONCEITO, INFELIZMENTE, AINDA ESTÁ PRESENTE EM ALGUMAS PESSOAS QUE TRATAM COM INFERIORIDADE E MENOSPREZO.

    ResponderExcluir
  6. a equipe esta de parabéns, mostrando os direitos dos PNE na área de trabalho, deixando muito claro que O processo de inclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial está sendo aprimorado a cada dia com leis que estão ajudando a inserir estas pessoas na sociedade.

    ResponderExcluir
  7. O seminário apresentado sobre PNE nas empresas mostra a importância da inclusão do profissional no mercado de trabalho. Os mesmos possui algumas limitações, mas o seu capital intelectual pode ser o diferencial que a organização esteja precisando.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o trabalho, principalmente porque destacou sobre a evolução e o reconhecimento dos direitos das pessoas com necessidades especiais, eis aí um desafio das organizações a se ajustarem a legislação pertinente; no entanto, há ainda muito por se fazer, pois na maioria dos casos as empresas têm um custo elevadíssimo para manter um colaborador nessas condições, pois precisam personalizar o ambiente operacional para recebê-los; talvez seja por isso que essa evolução caminha a passos curtos.

    ResponderExcluir
  9. Bom, muito legal esse tema, gostei muito, pois é bastante valido esta falando e trabalhando sobre a importância das PNE dentro da organização. As empresas precisam entender que pessoas são o que movem as empresas e sem elas nada é construido ou produzido, empresa precisa de todos para ter sucesso.

    ResponderExcluir
  10. O trabalho foi muito bom. Sendo que tem muitas organizações que não estão se enquadrando com as normas que tem um percentual de PNE. Hoje as empresar precisam mudar sua visão e contratar mais essas pessoas que são capacitadas para atender a demanda de uma organização.

    ResponderExcluir
  11. O tema apresentado muito bem abordado pela equipe mostra dessa forma que a Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais, de uma forma em geral, tem como foco destacar a importância de se estar discutindo e buscando meios adequados, para que possa haver um processo de inclusão que atinga todas as classes sociais.Para haver a inclusão efetiva no mercado de trabalho, é necessário que outras etapas de inclusão sejam cumpridas. Outra forma de se conseguir um benefício maior, é necessário também a ajuda de um sistema de fiscalização por parte do governo, para forçar as empresas a cumprir as exigência da Lei de Cotas.

    ResponderExcluir
  12. Portadores de Necessidades Especiais, foi um tema muito bem explorado pela equipe 05. Que deixou claro as dificuldades que pessoas portadoras de alguma deficiência sempre enfrentaram para inclusão social, muito embora, hoje há um grande esforço porte do governo para minimizar esta diferença, há ainda muita resistência por parte das empresas e escolas para adequais este portadores. Tenho uma sobrinha que é especial tem 12 anos e matricular esta menina é uma batalha dura para mãe dela. As escolas se recusam a aceitar e a mesma já foi vitima de maus tratos por parte da professora. Outro parente é deficiente aldutivo enfrenta muita dificuldade para conseguir emprego. Já um primo cego (muito inteligente) estudava muito em braile, e pedia sempre para lermos livros para ele ouvir, conseguiu a 20 anos atrás emprego na radiologia do HR onde até hoje trabalha e vai do Pina para o HR (ida e volta) sozinho. Vejamos em 03 casos apenas um tem uma boa história pra contar. O governo junto com as empresas precisam aumentar os esforços para diminuir esta diferença percentual.

    Eunice Maciel

    ResponderExcluir
  13. O grupo abordou muito bem em relação as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais. Infelizmente ainda hoje essas pessoas PNE são vítimas de preconceito e são vistas como pessoas incapazes. Porém aos poucos essa concepção vem mudando e a lei vem ajudando para que essas pessoas sejam incluídas no âmbito social e nas organizações.

    ResponderExcluir
  14. O tema foi bem abordado pelo grupo, este tema é de suma importância para as organizações, pois as mesmas devem se adequar as necessidas dos PNE saber que eles têm suas limitações e precisando de um ambiente propício para desempenharem seus trabalhos da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  15. Bom trabalho, os PNE são parte da nossa sociedade e é de fundamental importância para que eles desempenhe seus trabalhos dentro das organizações.

    ResponderExcluir
  16. O TEMA FOI BEM TRABALHADO E NOS MOSTROU QUE AS PESSOAS DEVEM SER INCLUÍDAS NAS EMPRESAS POIS TODOS SOMOS CIDADÃOS E TEMOS DIREITO IGUAIS

    ResponderExcluir
  17. O tema abordado mostrou a dificuldade das pessoas portadora de necessidades especiais e a importância pra essas pessoas quanto a conquista ao seu espaço no mercado de trabalho e a sua inclusão perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  18. Foi importante o tema, pois mostra que as pessoas de necessidade especiais merecem respeito, não só da população como das empresas, e um lugar para exercer sua cidadania e nacionalidade.

    ResponderExcluir
  19. Os portadores de necessidades especiais durante muitos anos sofrerão discriminações e a falta de espaço nas empresas, hoje com incentivos percebemos que a sociedade empresarial está mudando, ainda existe mais de forma mais atenuada, as PNE precisam ser respeitadas e terem seu espaço garantidos.

    ResponderExcluir
  20. Trazendo o que foi proposta pela equipe ela apresentada primeiramente queé necessária uma descrição do cargo a ser exercida, avaliação das deficiências que se adequam às exigências da vaga e condições estruturais e psicológicas que a empresa oferece, para que seja contratada a pessoa que possa desenvolver as atividades pertinentes à função de forma satisfatória a ambas as partes.

    ResponderExcluir
  21. Seria melhor se todas empresas desse uma atenção especial para os portadores de necessidades especiais, pois muitas das vezes eles fazem por obrigação da lei.

    ResponderExcluir
  22. A equipe abordou um tema muito interessante, pois as organizações precisam não apenas empregar os portadores de deficiencia, como também ter estrutura para tal.

    ResponderExcluir
  23. A equipe demonstrou que as empresas necessitam de está adequada a receber pessoas com necessidades especiais, pois as mesmas são pessoas tão quanto nós, apenas com uma deficiência, que em muitos casos essas pessoas desenvolvem habilidades melhores do que nós que aparentemente não possuimos.

    ResponderExcluir
  24. Portadores de Necessidades Especiais, deixou claro as dificuldades que pessoas portadoras de alguma deficiência sempre enfrentaram para inclusão social, muito embora, hoje há um grande esforço porte do governo para minimizar esta diferença, há ainda muita resistência por parte das empresas e escolas para adequais este portadores .Para haver a inclusão efetiva no mercado de trabalho, é necessário que outras etapas de inclusão sejam cumpridas.

    ResponderExcluir
  25. Num mundo de tecnologia avançada, as empresas devem se adaptar aos portadores de necessidades especiais que enfrentam diariamente a exclusão social. O grupo abordou tal tema de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns ao grupo que desenvolveu este tema, tão atual nas organizações assunto este que vem ganhado espaço nas empresas que busca esta igualdade social.

    ResponderExcluir
  27. O preconceito existe na sociedade e nas organizações não é diferente. COmo gestor devemos nos policiar para não deixar de oportunizar vagas e funções para pessoas com deficiência, sabendo que dependendo da dificuldade que na maioria das vezes é de locomoção, tem funções que não impedem de ser executada por esses profissionais. Necessidade especial significa adaptação na forma das pessoas agirem,ou na estrutura física, e as empresas que se adequam as novidades, são as que estão sempre a frente no mercado. Assim, aproveitando para desenvolver esse lado a empresa terá um ganho de diversidade e visão que não limitará o crescimento na sociedade.

    ResponderExcluir
  28. Os PNE's, ou melhor, Portador de necessidades especiais vem cada vez mais ganhando espaço no mercado de trabalho, dentro das organizações. As empresas viram que além da inclusão social tinha muito a ganhar com os conhecimentos e habilidades destes. E, também as franquias não ficaram de fora dessa conquista, pois o mercado é cada vez mais crescente e promissor.

    ResponderExcluir
  29. Um dos maiores problemas enfrentados pelos portadores de necessidades especiais atualmente, é a entrada no mercado de trabalho. Ainda sim, a legislação brasileira para a pessoa com deficiência é uma das mais avançadas do mundo, com práticas de ações afirmativas que muitos países ainda não possuem, pois determina que empresas com 100 ou mais funcionários contratem um percentual de pessoas com deficiência de 2 a 5% do efetivo. hoje vimemos no mundo de diversidade, no qual as pessoas portadores de necessidade especial vem ganhado cada vez mais espaço dentro das organização.

    ResponderExcluir
  30. Os portadores de necessidades especiais não são inválidos. Tem condições de trabalhar. Claro que com suas limitações, porem podem desempenhar bem muitas atividades. Há uma lei na qual as empresas tem que ter uma quantidade x de portadores de necessidades especiais. Últimamente vem sendo crescente a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, o que facilita para os mesmos, tanto na parte financeira como no reconhecimento, pois não vão sentir-se inúteis.

    ResponderExcluir
  31. Uma empresa que quer ser destaque, tem que haver inclusão social. Pessoas com necessidades físicas, provam que independente de seus limites, podem agregar valores a empresa.

    ResponderExcluir
  32. o fato da pessoa possuir algum tipo de deficiência não os tornam improdutivos.hoje em dia grandes empresas vem abrindo espaço para portadores de necessidades especias,e com retornos financeiros tão bons como os com pessoas sem deficiência,considerados "normais".más qual o significado de "normal",será que as pessoas que são consideradas normais realmente são?

    ResponderExcluir
  33. O grupo apresentado falou muito bem sobre portadores de necessidades especias, e o que ainda existe muito, e o preconceito das pessoas nas sociedade e nas organizações, mais eles não pode ser excluído, porque são humanos e podem trabalhar como outra qualquer.

    ResponderExcluir
  34. A equipe abordou o tema de uma forma clara e objetiva, mostrando o grau de dificuldade que as pessoas portadora de deficiência enfrentam tanto no dia-dia quanto para se incluir no mercado de trabalho,os preconceitos que lamentavelmente ainda existem,não passam de pensamentos expressados por pessoas ignorantes e sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  35. A equipe mostrou as dificuladades enfrentadas pelas pessoas portadoras de necessidades especiais que nós sabemos que é grande e muitas empresas estão se adaptando a esse convivio na inclusão social e mostrou que as empresas que se adequam sempre saem na frente o grupo abordou o tema muito bem e está de parabéns.

    ResponderExcluir
  36. A equipe abordou bem o tema mostrando a força do Administrador como empreendedor e mostrando que é possível torna-se um empreendedor de sucesso sendo assim oportunidades que devem ser agarradas e colocada em pratica.

    ResponderExcluir
  37. Neste 2º trabalho que nos foi apresentado sobre o tema Franquias, Empreendedorismo como Oportunidade para o Aprendizado, a equipe no mostrou que Alguns empresários sonham em expandir o seu negócio e criar uma rede de franquias com a sua marca, apesar de isso parecer o grande sonho, nem sempre esse tipo de negócio é indicado para certas empresas, se seu negócio é muito regional e o seu público alvo é muito pequeno e restrito, talvez criar franquias não seja uma boa idéia. No Brasil a cada dia as franquias vão se consolidando e sendo importantes para economia Nacional. Os segmentos e ramos de atuação são diversos. Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF) as franquias registradas do segmento de alimentação são as mais populares por serem bem requisitadas, a expansão do setor nos últimos anos tem comprovado que o modelo de franquias é uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. Um dos motivos é exatamente a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador, além de operar uma marca já reconhecida no mercado. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.

    ResponderExcluir
  38. o administrador tem essa cede de esta sempre buscando novos desafios e empreender tem que ter coragens e é uma oportunidade bastante interessante esse tipo de empreender que são as franquias uma bela chance de mostrar como se faz um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  39. já que não fizeram a postagem do assunto, mas devemos comentar então comentando o tema: "Empreendedorismo como oportunidade para o administrador". A administração é uma arte e o empreendedorismo faz parte de quem tem o espírito de administrar pois somente assim e que se conseguem resultados. a equipe apresentou muito bem e o estudo de caso foi excelente sobre chocolates o qual também abrangi a questão da franquia.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 2º seminário muito bem apresentado pela equipe, o Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país, Identifica oportunidades, é de suma importância, quando o empreendedor faz a opção de investir em uma franquia torna-se uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.

      Excluir