sexta-feira, 23 de maio de 2014

Franquias: Empreendedorismo como oportunidade para o administrador

Conceito de Empreendedorismo
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso. Para o termo “empreendedor” existem muitas definições, mas umas das mais antigas e que talvez melhor reflita o espírito empreendedor seja a de Joseph Schumpeter (1949): “o empreendedor é aquele de destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”
Kirzner (1973) tem uma abordagem diferente. Para esse autor, o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Ambos, porém, são enfáticos em afirma que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um individuo curioso e atento as informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.
De acordo com Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes; ou seja, é possível ser empreendedor dentro de empresas já constituídas.
 Franquia
Pouco se sabe sobre as origens dos termos franquias e sistemas de franquias, mas pesquisando a história, podemos nos deparar com exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias, na Europa, no século XII. Diferente do que se pensa, o sistema de franquias é bem antigo e teve origem na idade média, no auge do sistema feudal, em que as terras eram divididas entre a Igreja e a nobreza. A palavra ‘franchising’ significava algo como transferência de um direito ou outorga de um privilégio. 
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

As franquias envolvem a concessão e transferência de marca, tecnologia, consultoria operacional, produtos ou serviços.

No Brasil a cada dia as franquias vão se consolidando e sendo importantes para economia Nacional. Os segmentos e ramos de atuação são diversos. Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF) as franquias registradas do segmento de alimentação são as mais populares por serem bem requisitadas.
No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.

Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio. 

O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele. A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.

Friedheim ainda completa: “No sistema de franquias, a relação entre franqueador e franqueado é de extrema interdependência. O franqueador é quem desenvolve e promove constantemente o negócio, transformando o conhecimento gerado pela rede em ações eficazes. Já o franqueado é quem 'faz acontecer' o negócio na ponta, dedicando-se a ele e colaborando com o franqueador na busca de diferenciais competitivos”.
A cada ano o mercado de franquias se destaca pelo crescimento em faturamento e número de unidades. Com um cenário favorável para investimentos, saber administrar os negócios é fundamental para atingir o status de franquia de sucesso.
Afinal, quem não quer alavancar os números do faturamento? Por isso é tão importante estar alinhado aos padrões do franqueador e elaborar um planejamento focado nas metas.
O suporte oferecido pelo franqueador, com treinamentos de operação e gestão do negócio, é uma das peças-chave para uma franquia de sucesso. Poder participar das reuniões e trazer novas ideias é uma das vantagens de estar em uma rede de franquias, trocando informações, conhecimentos e experiências.
Em entrevista para EXAME.com, Cynthia Montgomery, Ph.D. em administração, afirma que a gestão estratégica é a base para os negócios. "Ela não pode ser uma atividade como qualquer outra. Ela é a ferramenta mais poderosa para elevação dos níveis de liderança". O desempenho dofranqueado também é muito importante para garantir o funcionamento e a lucratividade da unidade. O empreendedor que almeja uma franquia de sucesso deve ir além, buscar inovações, manter-se informado sobre o cenário econômico e saber ouvir o cliente.

Vantagens e riscos (Dayene)
As franquias, de um modo geral, oferecem ao franqueado, vantagens e, em alguns casos, certos riscos. 
Recomenda-se, antes da assinatura do contrato definitivo, alguns cuidados básicos, considerando os diversos tipos e modalidades de franquias, buscando maior segurança, entre as partes. 

Veja a seguir, as vantagens oferecidas pelas Franquias.
- Perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado. 
- Planejamento e pesquisas, orientações e aperfeiçoamentos sob a responsabilidade do franqueador.
- Conhecimento do mercado, pontos fortes e fracos, com apoio de especialistas. 
- Instalação (comunicação visual/arquitetura). 
- Economia de escala em compras de maiores volumes e custos de propaganda, promoções. 
- Maiores facilidades de acesso a créditos. 
- Retorno mais rápido que nos negócios independentes. 
- Independência Jurídica. 

Veja alguns riscos, apresentados pelas franquias.

-Excesso de Controle Externo (auditorias) por parte do franqueador. 
-Limitação da Autonomia, do mercado e da criatividade do franqueado. 
-Excesso de Duração do Contrato (longo prazo). 
- Custo da Aquisição da Franquia (taxas),com riscos de não cumprimento das cláusulas contratuais. 
- Erros de Seleção na Escolha (falta de escrúpulos ou inadequação de perfil).
 - Localização Exclusiva da Franquia (franqueado pode ser impedido de usar o ponto, em caso de rescisão contratual). 
- Os riscos apresentados dependem do tipo ou modalidade da franquia.

Diferenças entre Franquia ou Negócio Independente, quanto à: (Ricardo)
1. Quanto ao Produto ou Serviço.
Franquia:
- Oferece produtos ou serviços já desenvolvidos, testados e implantados no Mercado, dependendo do tipo de franquia.
- Oferece, de imediato, MARCA de produtos ou serviços, com boa aceitação de Mercado, dependendo do tipo de Franquia. 
- O franqueador tem liberdade limitada na escolha de produtos ou serviços dependendo da modalidade de franquia, para evitar riscos de Mercado.
Negócio Independente:
- Requer Know - How, para criar produtos ou serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado. 
- Requer tempo para conquistar a aceitação do Mercado, de MARCA e de produtos ou serviços a serem comercializados. 
- O empreendedor tem plena liberdade para escolher produtos ou serviços,embora com riscos de Mercado. 

2. Quanto a Localização
Franquia:
- Fornece consultoria para escolha do local e arranjo físico da empresa, dependendo da modalidade de franquia. 
- A consultoria da Franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. 
- O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala). 
Negócio Independente:
-Há necessidade de contratação de consultoria externa, em caso de inexperiência do empreendedor. 
-É necessário testar a localização, de forma independente. 
-O custo da consultoria é maior que na Franquia, (custo unitário, independente). 


3. Quanto a mercado
Franquia:
- Oferece a MARCA testada, experimentada e com aceitação de Mercado, dependendo do tipo de franquia. 
- Fornece consultoria para Pesquisa e conhecimento do Mercado específico, dependendo do tipo de franquia, nos seguintes aspectos: 
1. Área de Atuação 
2. Produto ou Serviço 
3. Público Potencial 
4. Concorrentes 
5. Fornecedores 
6. Preços e Comercialização 
7. Propaganda, Publicidade, Promoções 
8. Planejamento de Marketing

- O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala) 
Negócio Independente:
- Há necessidade de pesquisar MARCAS já testadas, experimentadas e com aceitação de Mercado. 
- Há necessidade de contratação de consultoria externa, em caso de inexperiência do empreendedor, para realizar pesquisas e estudos de mercado, referentes aos seguintes aspectos:
1. Área de Atuação 
2. Produto ou Serviço 
3. Público Potencial 
4. Concorrentes 
5. Fornecedores 
6. Preços e Comercialização 
7. Propaganda, Publicidade, Promoções 
8. Planejamento de Marketing
- O custo da consultoria externa é maior que na Franquia, (custo unitário, independente)

4. Quanto a Administração de Pessoal
Franquia:
- Fornece consultoria em administração de pessoal, metodologia, incluindo aspectos legais e jurídicos, dependendo da modalidade de franquia. 
- A consultoria da Franquia já é testada no Mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. 
- O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala). 

Negócio Independente:
-Há necessidade de contratação de Consultoria Externa, em administração de Pessoal, incluindo aspectos legais e jurídicos, em caso de inexperiência do empreendedor. 
-É necessário testar métodos de administração de forma independente.
-O custo da consultoria é maior que na Franquia, (custo unitário, independente). 


5. Quanto ao Suprimento/Máquinas e Equipamentos
Franquia:
- Fornece consultoria para especificar material, máquinas e equipamentos e administrar a relação comercial com fornecedores, incluindo jurídica, dependendo da modalidade de franquia. 
-Compra por volumes, com menor custo unitário, para o franqueado. 
-A consultoria da franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. 
-O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala). 
-A liberdade do franqueado é limitada, porém com menores riscos no mercado de fornecedores. 

Negócio Independente:
Há necessidade de contratação de Consultoria Externa, ou de bastante pesquisa pelo empresário, na aquisição de suprimentos, máquinas e equipamentos, para obter menores custos. 
Na administração da relação comercial com fornecedores, em caso de problemas jurídicos, o empresário assume responsabilidade integral.

- Os custos unitários são maiores para empresário independente, pelo pequeno volume de compras. 
- É necessário testar tecnologia e custos de suprimentos, máquinas e equipamentos, de forma independente. 
- O custo da consultoria externa é maior que na Franquia, (custo unitário, independente). 
- O empresário tem total liberdade para seleção e aquisição, podendo enfrentar maiores riscos no mercado de fornecedores. 

6. Quanto a Finanças
Franquia:
- Fornece consultoria em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, dependendo do tipo e da modalidade de franquia. 
- A consultoria da Franquia já é testada no Mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. 
- O custo da consultoria (taxas de franquia) é menor que no negócio independente, (economia de escala). 
- Há liberdade limitada para o franqueado, com menores riscos. 

Negócio Independente:
-Há necessidade de contratação de consultoria externa, em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, em caso de inexperiência do empreendedor.É necessário testar métodos de administração de forma independente. O custo da consultoria é maior que na Franquia, (custo unitário, independente).Há liberdade total para o empresário, embora com grau de riscos. 

Lei da franquia
Lei nº 8.955/94, de 15 de dezembro de 1994.
Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição,"Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:"

Art. 1º Os contratos de franquia empresarial são disciplinados por esta Lei. 
Art. 2º - Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício. 
Art. 3º - Sempre que o franqueador tiver interesse na implantação de sistema de franquia empresarial, deverá fornecer ao interessado em tornar-se franqueado uma Circular de Oferta de Franquia, por escrito e em linguagem clara e acessível, contendo obrigatoriamente as seguintes informações: 
I - histórico resumido, forma societária e nome completo ou razão social do franqueador e de todas as empresas a que esteja diretamente ligado, bem como os respectivos nomes de fantasia e endereços; 
II - balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora relativos aos dois últimos exercícios;

III - indicação precisa de todas as pendências judiciais em que estejam envolvidos o franqueador, as empresas controladoras e titulares de marcas, patentes e direitos autorais relativos à operação, e seus subfranqueadores, questionando especificamente o sistema da franquia ou que possam diretamente vir a impossibilitar o funcionamento da franquia;

IV - descrição detalhada da franquia, descrição geral do negócio e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado; 
V - perfil do "franqueado ideal" no que se refere a experiência anterior, nível de escolaridade e outras características que deve ter, obrigatória ou preferencialmente; 
VI - requisitos quanto ao envolvimento direto do franqueado na operação e na administração do negócio; 
VII - especificações quanto ao: 
a)total estimado do investimento inicial necessário à aquisição, implantação e entrada em operação da franquia; 
b)valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia e de caução; e 
c)valor estimado das instalações, equipamentos e do estoque inicial e suas condições de pagamento;
VIII - informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam, indicando, especificamente, o seguinte; 

a) remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado ("royalties") ;
b) aluguel de equipamentos ou ponto comercial; 
c) taxa de publicidade ou semelhante; 
d) seguro mínimo; e 
e) outros valores devidos ao franqueador ou a terceiros que a ele sejam ligados; 

IX - relação completa de todos os franqueados, subfranqueados e subfranqueadores da rede, bem como dos que se desligaram nos últimos doze meses, com nome, endereço e telefone; 

X - em relação ao território, deve ser especificado o seguinte: 
a) se é garantida ao franqueado exclusividade ou preferência sobre determinado território de atuação e, caso positivo, em que condições o faz; e 
b) possibilidade de o franqueado realizar vendas ou prestar serviços fora de seu território ou realizar exportações; 

XI - informações claras e detalhadas quanto à obrigação do franqueado de adquirir quaisquer bens, serviços ou insumos necessários à implantação, operação ou administração de sua franquia, apenas de fornecedores indicados e aprovados pelo franqueador, oferecendo ao franqueado relação completa desses fornecedores; 

XII - indicação do que é efetivamente oferecido ao franqueado pelo franqueador, no que se refere a: 


a) supervisão de rede; 
b) serviços de orientação e outros prestados ao franqueado; 
c) treinamento do franqueado, especificando duração, conteúdo e custos; 
d) treinamento dos funcionários do franqueado; 
e) manuais de franquia; 
f) auxílio na análise e escolha do ponto onde será instalada a franquia; e 
g) "layout" e padrões arquitetônicos nas instalações do franqueado; 

XIII - situação perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI das marcas ou patentes cujo uso estará sendo autorizado pelo franqueador; 

XIV - situação do franqueado, após a expiração do contrato de franquia, em relação a:

a) "know how" ou segredo de indústria a que venha a Ter acesso em função da franquia; e
b) implantação de atividade concorrente da atividade franqueador; 

XV - modelo do contrato-padrão e, se for o caso, também do pré-contrato-padrão de franquia adotado pelo franqueador, com texto completo, inclusive dos respectivos anexos e prazo de validade.

Art. 4º - A Circular Oferta de Franquia deverá ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este. 

Parágrafo único. Na hipótese do não cumprimento do disposto no caput deste artigo, o franqueado poderá argüir a anulabilidade do contrato e exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, a título de taxa de filiação e "royalties", devidamente corrigidas, pela variação da remuneração básica dos depósitos de poupança mais perdas e danos. 
Art. 5º - (Vetado). 
Art. 6º - O contrato de franquia deve ser sempre escrito e assinado na presença de 2 (duas) testemunhas e terá validade independentemente de se levado a registro perante cartório ou órgão público. 
Art. 7º - A sanção prevista no parágrafo único do art. 4º desta Lei aplica-se, também ao franqueador que veicular informações falsas na sua Circular de Oferta de Franquia, sem prejuízo das sanções penais cabíveis. 
Art. 8º - O disposto nesta Lei aplica-se aos sistemas de franquia instalados e operados no território nacional. 
Art. 9º - Para os fins desta Lei, o termo franqueador, quando utilizado em qualquer de seus dispositivos, serve também para designar o subfranqueador, da mesma forma que as disposições que se refiram ao franqueador aplicam-se ao subfranqueado. 
Art. 10 - Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias após sua publicação.
Art. 11 - Revogam-se as disposições em contrário.








Estudo de Caso
Cacau Show atualmente é a maior indústria na produção de chocolates finos do país e a maior rede na América Latina. Fundada em 1988 pelo jovem Alexandre Costa, que na época tinha 17 anos, ele não sabia que em um futuro próximo se tornaria um dos maiores chocolateiros do mundo.
Comprando chocolates de pequenos fornecedores e vendendo de porta em porta, e para estabelecimentos comerciais, num determinado dia recebe uma grande encomenda, porém o que ele não sabia era que o tamanho dos ovos encomendado não se produzia na época pelos fornecedores, e não querendo frustrar seus clientes decidiu comprar a matéria prima e pediu ajuda para uma senhora que produzia chocolates caseiros, Dona Creusa, que decidiu ajudá-lo a realizar seu primeiro trabalho, surgindo a partir daí a Cacau Show. Tomando grandes proporções rapidamente, ele fecha seu primeiro contrato no ano de 1990.

ALGUNS DADOS DA FRANQUIA
§  Loja Light: Específica para pequenas cidades onde seu desenvolvimento econômico seja menor.
§  Loja Express – Praticamente segue o modelo da convencional, porém é projetada para pequenos imóveis e que estejam situados em locais privilegiados.
§  Loja Convencional – Para este modelo exige-se um espaço mais amplo, mais especificamente para pontos com maior circulação de pessoas, tais como hipermercados, shoppings, galerias e pontos de rua.

Franquia Cacau Show: Investimentos Iniciais
Os investimentos iniciais variam de acordo com as modalidades de lojas, acrescidas no valor de no mínimo R$ 25 mil de capital de giro.
§  Lojas Light: a partir de R$ 110.500 mil
§  Lojas Express: a partir de R$ 90 mil
§  Lojas Convencionais: a partir de R$ 135 mil

Franquia Cacau Show: Apoio ao Franqueado
A Cacau Show com sua marca reconhecida nacional e internacionalmente dispõe a seus franqueados um amplo apoio através de uma equipe comercial focada em resultados.
Confira logo abaixo:
§  Direito de uso de marca;
§  Apoio jurídico;
§  Apoio na montagem e inauguração da loja;
§  Auxílio na análise e escolha do ponto comercial;
§  Assistência inicial à operação da franquia;
§  Treinamento inicial do franqueado;
§  Manuais de Implantação, Administração&Controle e Marketing&Vendas;
§  Treinamento constante focado em resultados da equipe da loja (E-learning);
§  Desenvolvimento do material promocional;
§  Indicação de fornecedores;
§  Marketing institucional estruturado;
§  Apoio no marketing local;
§  Assessoria de Imprensa;
§  Consultoria permanente.

Franquia Cacau Show: Perfil do Franqueado
§  Disponibilidade pessoal para se dedicar integralmente e exclusivamente à franquia.
§  Análise cadastral positiva.
§  Disponibilidade dos recursos financeiros necessários para o empreendimento.
§  Perfil adequado para a atividade de empreendedor.
§  Perfil adequado para a atividade de varejo.
§  Residir na mesma cidade da loja.
§  Ter conformidade com regras e padrão
§  Franquia Cacau Show: Dados Sobre o Investimento
§  Lucratividade – Excelente margem de lucro podendo chegar até 150%.
§  Royaltes – 50% (Base de Cálculo: Compras).
§  Pay Back – Grande parte dos franqueados da Cacau Show conseguiram o retorno do investimento inicial após a primeira Páscoa, pois essa é a melhor data do ano para vender chocolates.


33 comentários:

  1. O assunto abordado sobre o Empreendedorismo como oportunidade para o administrador foi de grande relevância para nos administradores. O empreendedorismo é essencial na sociedade, pois é através dela que as empresas buscam inovação. Como administradores devemos desenvolver atitudes proativas e visando identificar e capturar oportunidades para novos negócios.

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  2. O assunto exposto em sala, nos trouxe mais conhecimentos no tocante á empreendedorismo na parte de franquia. Mostrando os tipos de franquia, localização desejada, entre outros pontos cruciais. Em relação á franquia, o franqueado tem que manter os padrões pré-estabelecidos pelo franqueador. Para que os clientes tenham a mesma sensação de ambiente estando seja em qual for das filiais.

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  3. fala desse tema é muito legal o empreendedorismo é uma grande oportunidade e um grande desafio para nos administradores e gestores que somos e saber aproveitar essa oportunidade pode trazer excelentes conquistas na nossa vida.

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  4. para aproveitar bem as oportunidades do mercado o administrador deve fazer uma ampla avaliação, antes de ingressar em qualquer empreendimento.

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  5. sou uma empreendedora é acho muito legal e recomendo para todos vocês ter seu próprio negocio é uma chance de mostrar o seu poder de gestão e um grande desafio na vida de cada um.

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  6. Comentário postado dia 22.05.2014 ,na página da 1 - apresentação.

    O 2º seminário muito bem apresentado pela equipe, o Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país, Identifica oportunidades, é de suma importância, quando o empreendedor faz a opção de investir em uma franquia torna-se uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.

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  7. Muitas pessoas sonham em se tornar dono do seu próprio negócio, sonham na oportunidade para se tornar um empreendedor. e grupo colocou muito bem as questões principalmente no que diz respeito ao exemplos que foram colocados, então é de grande importância verificar se o lugar onde será instalada a franquia vai atender e que o ponto será bom. pesquisar sempre

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  8. O seminário mostrou que o empreendedorismo é de certa forma uma oportunidade para o administrador, para que ele possa empreende, criatividade para poder gerir seu próprio negocio, em alguns casos as pessoas acham que trabalhar para se mesmo é o melhor a si fazer.

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  9. Na apresentação da equipe vimos que uma das vantagens de empreender no mercado de franquias é a baixa taxa de falência do setor Iniciantes, com perfil empreendedor, mesmo sem vivência nos negócios, possuem chances excelentes de sucesso, já que o franqueador dá todo o suporte, desde a escolha do ponto comercial, todos os procedimentos administrativos, operacionais, comerciais indo até a contratação de pessoal. Para os negócios tradicionais, que estão fora do modelo de franquia, os empreendedores precisam de qualificação específica para suas áreas de atuação, e principalmente, vivência em administração de negócios.

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  10. .Franquia não é garantia de riqueza. Pra mim é só um modelo de negócio pronto e com casos de sucesso. O franqueado gosta de se iludir com o fato de pagar por uma receita de bolo do dinheiro fácil. Como todo setor que cresce muito, ocorre banalização e aparecimento de espertos. Hoje em dia um cara vende chaveiro em um quiosque de shopping e já inicia sua franquia. O estudo necessário para fazer o investimento é praticamente o mesmo de um negócio novo

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  11. FRANQUIAS É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA OS EMPREENDEDORES QUE NÃO QUEREM TER TANTO ESFORÇO EM CONSOLIDAR UMA MARCA,NO MERCADO, POIS O FRANQUEADO VAI EXPLORAR UMA MARCA JÁ EXISTENTE COM ACESSO A PADRONIZAÇÃO DE SEUS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, TREINAMENTOS E ESTRUTURA FÍSICA.

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  12. Consolidar uma marca forte e obter uma empresa bem estruturada não é fácil e nem se alcança em pouco tempo. Por isso que as franquias são uma excelente oportunidade de negócio. Franquias tem marca forte e consolidada no mercado, ambiente padronizado e definitivamente organizado.
    Quem opta por este investimento deve se adaptar a cultura organizacional da empresa e tocar o empreendimento com muita garra,

    Eunice Maciel

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  13. Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. Sendo característica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. Daí podemos dizer que o sistema de franquias é um empreendedorismo, valendo ressaltar que o franqueador é o empreendedor e o franqueado esta expandindo o negócio proposto pelo franqueador e seguir os padrões por ele estabelecido, mas não deixa de ser um oportunidade para administrar um negócio rentável, mesmo que a idéia não parta de você.

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  14. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo, fazendo assim o papel de empreendedor, ele precisa arriscar em algum negócio novo, ou que já existe e modificar a forma de fazê-lo, tendo em vista a necessidade da sociedade, ou criar algo que cause interesse a sociedade. O sistema de franquias é o negócio que tem seus pros e contras, pois para o franqueador é algo de risco e para o franqueado é pegar uma marca já existente e não poder transformá-la, adequa-la a seu modo. È fazer o que é proposto e só assumindo a responsabilidade de gerenciar, uma oportunidade de mostrar como administrar, mas está de mãos atadas para agregar uma nova idéia.

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  15. parabéns equipe foi ótimo a apresentação em relação A formação de futuros empreendedores precisa se fundamentar no desenvolvimento de atitudes proativas visando identificar e capturar oportunidades para novos negócios. Os futuros empresários também precisam receber ferramentas que permitam distinguir claramente uma vaga idéia de negócio de uma oportunidade real, concreta, que agrega valor percebido, que inova, que diferencia e tem potencial para gerar lucro.

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  16. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.

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  17. O empreendedorismo é sem dúvida a grande mola propulsora da economia, pois o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pois ele cria novos negócios ou aperfeiçoa, inova, melhora algo já existente, transformando toda uma região e economia.

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  18. No Brasil 95 % das empresas são familiares e com isto percebemos que o nível de pessoas que empreendem é muito grande, tentar, arriscar consolidar uma empresa , uma marca é um grande desafio que requer dedicação e conhecimento. Porém, se você quiser algo mais "fácil" e se tem dinheiro para investir a franquia é um bom negócio, pois já terá uma marca consolidada, padronização e treinamento.

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  19. O investimento em franquias é uma sacada legal, já que a questão de localização é estudada por conta do franqueador, questões de comerciais entre outros, porém nem sempre a margem de lucro é legal de certa forma as empresas franqueadas ficam um pouco refém dos contratos que nem sempre dão certo, mas como no brasil temos essa forte cultura da amizade vale a penas para quem tem grande rede de relacionamento.

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  20. franquias é uma grande oportunidade de ter seu próprio negócio e se souber fazer um comtrado que seja bom para todos é o ideal.

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  21. muitas pessoas estão adotando essa oportunidade que é as franquias que se for bem estudada e bem aplicada pode se torna um grande investimento.

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  22. Quem tiver um capital e quer uma oportunidade de um breve retorno, investir em uma franquia é uma ótima oportunidade de ter um negocio de uma marca já consagrada.

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  23. O perfil para ser um bom empreendedor, tem que conseguir repensar seus hábitos e atitudes frente as exigências do mercado. Conquista autonomia profissional quando se é determinado, perseverante e aprendiz. A franquia está em expansão no mercado, tem que ser feito um estudo para poder investir na franquia desejada.

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  24. Mostrou os tipos de franquia, localização desejada, entre outros pontos cruciais. Em relação á franquia, o franqueado tem que manter os padrões pré-estabelecidos pelo franqueador. Para que os clientes tenham a mesma sensação de ambiente estando seja em qual for das filiais. Daí podemos dizer que o sistema de franquias é um empreendedorismo, valendo ressaltar que o franqueador é o empreendedor e o franqueado esta expandindo o negócio proposto pelo franqueador e seguir os padrões por ele estabelecido, mas não deixa de ser um oportunidade para administrar um negócio rentável, mesmo que a idéia não parta de você.

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  25. Franquias ainda é uma boa opção de investimento, pois para um empreendedor, investir em uma marca ou um produto que já existe no mercado, com certeza é mais seguro, sem falar que os insumos é encontrado com mais facilidade, e a matéria prima também, e consequentemente a qualidade.

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  26. Empreendedorismo como oportunidade para o administrador. sem duvidas, o empreendedor esta a frente da quele que quer apenas administrar alguma coisa, pois é preciso ser mais, pensar mais, criar oportunidades, onde pra muitos não existe, ser inovador, ai sim, administrar, aquilo que acreditou e investiu.

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  27. q equipe abordou o assunto com bastante segurança e mostra que Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso

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  28. o sistema de franquias é uma forma de expansão de negócio que tanto é vi´vell pro franqueado por conta de já ter a marca no mercado como pro franqueador por conta de expansão em si.

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  29. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

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  30. Sabemos que as Idéias para negócios surgem a todo o momento. As oportunidades reais são poucas. Elas surgem quando o empreendedor descobre uma necessidade ou desejo insatisfeito. Surgem quando a idéia se ajusta ao seu perfil e ao montante de recursos disponíveis. Quando cria ou adiciona valor para os clientes. Quando se destaca pela simplicidade. Quando chega ao mercado no momento certo.

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  31. Começar um negócio com uma marca já consolidada no mercado é um ótima oportunidade para quem quer ser um empreendedor de sucesso. Pois todo suporte será dado pelo franqueador, cabe ao franqueado se dispor as suas condições. Um empreendimento assim tem tudo pra dar certo.

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  32. O empreendedorismo , foi muito bem apresentado, pois mostrou o quanto é importante um ser um empreendedor de sucesso. Mostrando sobre as franquia, o franqueado tem que manter os padrões pré-estabelecidos pelo franqueador.

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  33. A formação de futuros empreendedores precisa se basear no desenvolvimento de atitudes proativas visando identificar e capturar oportunidades para novos negócios. Os futuros empresários também precisam receber ferramentas que permitam distinguir claramente uma vaga idéia de negócio de uma oportunidade real, concreta, que agrega valor percebido, que inova, que diferencia e tem potencial para gerar lucro.

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